sexta-feira, 8 de julho de 2011

Culinária Tailandesa

Sob influência gastronômica da China e da Índia, a culinária tailandesa é caracterizada principalmente pelo equilíbrio de sabores e temperos, sendo possível perceber, em um mesmo prato, o doce, o salgado, o picante e o ácido. Uma refeição tailandesa clássica é composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e frutas. O arroz jasmim, de textura úmida e macia, de grãos alongados e finos, acompanha quase todos os pratos e é conhecido por ter aroma de jasmim e possuir o poder de abrir o apetite.

O grande atrativo da culinária tailandesa são as misturas de temperos, capazes de transformar receitas com ingredientes simples em pratos exóticos, com sabores marcantes e acentuados. Muitos dos temperos utilizados são ingredientes simples, encontrados em qualquer parte do mundo, como o leite de coco, alho, coentro, raspas de limão, pimenta do reino e açúcar mascavo. Já outros são considerados tipicamente tailandeses, como o nam pla, o chili ou chilii, o curry tailandês, a galanga e a pasta e molho de tamarindo.

A comida tailandesa é considerada saudável, pois é composta por grande variedade de saladas, frutas, sopas, noodles (macarrão à base de arroz) e carnes grelhadas ou assadas, principalmente peixes e frutos do mar.

Outro aspecto interessante é a forma de apresentação dos pratos, que sempre chegam à mesa acompanhados de arranjos florais, além de frutas e hortaliças cortadas e moldadas de forma delicada e criativa.

Para ler mais sobre a culinária Tailandesa, clique aqui. 

Um comentário:

  1. Pensa numa culinária que eu amo: a oriental. Tirando as opções excêntricas, os temperos tailandês e japonês ganharam definitivamente meu paladar!

    ResponderExcluir