sexta-feira, 29 de julho de 2011

Carambola: riscos e benefícios para a saúde

A carambola é originária da Ásia tropical e foi introduzida no Brasil por volta do ano de 1818 pelo agrônomo francês Paul Germain. É uma fruta de sabor agridoce, com coloração que pode variar do verde ao amarelo, dependo do grau de maturação. A fruta é composta por cinco gomos compridos e, quando cortada ao meio, apresenta aparência semelhante a uma estrela com cinco pontas.
 
A carambola é rica em vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), fibras e minerais (fósforo, cálcio e potássio). O suco de carambola é popularmente utilizado para combater febre e diarreia. Pesquisas científicas têm investigado o potencial da fruta como hipoglicemiante, ou seja, a capacidade de provocar redução da glicemia, propriedade que seria útil para os diabéticos.
 
Apesar de seus benefícios, pesquisas científicas já demonstraram que a carambola é tóxica para pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC). A fruta possui uma neurotoxina que não é devidamente excretada quando chegam aos rins em pacientes com IRC, ocorrendo aumento dos níveis sanguíneos da toxina. Assim, essa toxina pode chegar ao cérebro e atingir o sistema nervoso central, provocando a intoxicação que pode variar de leve a grave, com sinais e sintomas específicos:
 
  • Intoxicação leve: soluços, vômitos e insônia;
  • Intoxicação moderada: agitação, adormecimento, parestesias e perda de força nos membros, confusão mental leve;
  • Intoxicação grave: confusão mental grave e coma, convulsões e status epilepticus, instabilidade hemodinâmica com hipotensão e choque.

Em indivíduos que não são portadores de IRC, a toxina presente na carambola é absorvida, distribuída e excretada pela via renal, sem comprometimentos ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário