domingo, 31 de julho de 2011

Quiabo

O quiabo é uma hortaliça pertencente à família das Malváceas, provavelmente de origem africana, sendo introduzido no Brasil pelos escravos. Os frutos têm forma de cápsulas, são curtos ou alongados, de ponta afilada, coloração verde, além de possuir uma espécie de pêlos na parte externa. Apresenta ainda um tipo de goma viscosa na parte interna, mais conhecida como “baba do quiabo”.

Para verificar se o quiabo apresenta boa qualidade, os frutos devem possuir coloração verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 centímetros. Os frutos que possuem comprimento acima de 12 cm e coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros.

O quiabo é um fruto de alto valor nutritivo por ser rico em vitaminas A, C, B1, B2, B5, fibras e proteínas, além de possuir em sua composição minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Possuir baixo valor calórico e elevado teor de amido, além de ser um alimento de fácil digestão.

Além de suas propriedades nutricionais, o quiabo também é conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Clique aqui para ler mais sobre o quiabo.

2 comentários:

  1. Belo blog.aqui respira-se saúde, uma alimentação saudável e com muito bom aspecto uma alimentação assim acredito que a saúde e a vida seriam prolongadas. Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
    eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir