quinta-feira, 21 de julho de 2011

Levedo de cerveja

O levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) é um fungo unicelular utilizado na produção de bebidas alcoólicas, pois promove a fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. Porém, a partir do século XIX, os cientistas começaram a descobrir as propriedades nutricionais do levedo de cerveja, que hoje é utilizado também na produção de medicamentos e como suplemento dietético.

Este alimento é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido fólico (B9), piridoxina (B6) e B12, além de possuir uma composição rara de minerais como ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio, zinco, cromo e selênio. É também rico em proteínas de alto valor biológico.

O cromo é conhecido como fator de tolerância à glicose, e é responsável pela indicação do levedo de cerveja para redução dos níveis sanguíneos de glicose. Devido ao selênio , o levedo de cerveja é eficaz no combate ao câncer de fígado e protege o órgão contra danos causados por necroses e hepatites.

O suplemento é indicado também para regulação da função intestinal e redução dos níveis de lipídios sanguíneos, do colesterol e dos triglicerídeos por conter alto teor de fibras dietéticas.


Para ler mais sobre o levedo de cerveja, clique aqui.

Um comentário:

  1. Tão antigo, tão bom e com tantas recomendações... além de prático e barato.

    ResponderExcluir