quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Probióticos e prebióticos: você sabe a diferença?

Os probióticos são microorganismos vivos adicionados a um alimento que, em concentrações adequadas, exercem um benefício para a saúde humana. Como exemplos podemos citar os Lactobacillus, Streptococcus, Lactococcus e Bifidobacterium.

Os probióticos podem ser consumidos principalmente em leites fermentados, iogurtes com leite fermentado e em bebidas lácteas.

Como propriedades funcionais dos probióticos podemos citar: Controle da microbiota intestinal; estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos; promoção da resistência gastroinstestinal à colonização por patógenos; diminuição da população de patógenos; promoção da digestão da lactose em indivíduos com intolerância; estimulação do Sistema Imune; alívio da constipação intestinal; aumento da absorção de minerais; produção de vitaminas.

Os prebióticos são alguns tipos de fibras que estimulam a atividade bifidogênica (crescimento e/ou ação de algumas bactérias presentes no intestino e que são benéficas para o organismo).

São considerados prebióticos inulina e frutoligossacarídeo (encontrado em alimentos como trigo, cebola, alho, banana, tomate).

Como propriedades funcionais dos prebióticos podemos citar: ajudar na manutenção da flora intestinal; estimular a motilidade intestinal (trânsito intestinal); contribuir para a consistência normal das fezes (o que previne a diarréia e a constipação intestinal); colaborar para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, o que favorece a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue.

Um comentário:

  1. Cada vez mais valorizo pré e próbióticos. Com o intestino e sua microbiota mal tratados, não há saúde nem beleza que se sustente.

    ResponderExcluir