sábado, 25 de junho de 2011

Couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea) é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores). É composta por flores brancas bem unidas, rodeadas de folhas alongadas. A couve-flor de cor branca é a mais comum, mas também é possível encontrar esta hortaliça com coloração creme, amarela, roxa ou verde.
A couve-flor, assim como outras hortaliças de cor branca, possui pigmentos flavonóides, classificados como antoxantinas. Os flavonóides são pigmentos naturais, pertencente a um grande grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis, sendo geralmente encontrados em frutas, flores e vegetais. Os flavonóides são conhecidos por seu poder antioxidante, inibindo as reações de oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que resultam em fenômenos tissulares responsáveis pela aterogênese e trombogênese.
A couve-flor possui também os glucosinolatos, compostos nitrogenados que promovem a proteção contra carcinogênese e mutagênese, sendo ainda ativadores das enzimas de detoxificação do fígado.
Essa hortaliça é rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro e em vitaminas do complexo B.
Os talos e folhas da couve-flor também são consumidos, pois possuem alto teor de nutrientes, assim como a inflorescência da hortaliça.


Para continuar lendo sobre a couve-flor, clique aqui.

2 comentários:

  1. Surpreendi-me com estas couves coloridas. Lindas, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,

    Me chamo Caroline Mártire e sou assessora da Gelita.
    A Gelita fará o lançamento de uma linha especial de gelatinas, durante a Fipan 2011.
    Acredito que isso possa se tornar uma pauta interessante para o blog.
    Se interessar, por favor entrar em contato via e-mail (caroline@corecomunicacao.com.br)

    Att.,

    Caroline Mártire

    ResponderExcluir