sábado, 7 de maio de 2011

As cores da saúde

Uma alimentação saudável deve fornecer todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e bom funcionamento do organismo,auxiliando também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e até o câncer.  Assim, a dieta diária deve ser variada, balanceada e colorida, contemplando todos os grupos de alimentos (pães, massas, cereais, carnes e ovos, leguminosas, frutas e hortaliças).

De acordo com a cor de cada alimento são fornecidas, em maior quantidade, determinadas vitaminas e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. As frutas e hortaliças são elementos importantes para compor uma dieta saudável. Por isso o programa 5 ao dia propõe o consumo de pelo ou menos 5 porções ao dia de frutas e hortaliças. Confira abaixo as propriedades nutricionais e os benefícios à saúde dos principais grupos de cores dos alimentos:

  • Vermelho: acerola, cereja, morango, maçã, melancia, tomate, pimentão vermelho, romã, etc.  Os alimentos de cor vermelha são fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele.O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

  • Laranja: abóbora, cenouramamão, laranja, caqui, damasco, pêssego, etc. Os alimentos de cor laranja são fontes de caratenóides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das celulas. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. 


  • Roxo: alface roxa, beterraba, uva, jabuticaba, repolho roxo, berinjela, etc.  Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

  • Verde: abacate, abobrinha, brócolis, limão, couve, quiabo, uva verde, chuchu, etc.  Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de foratalecer ossos e dentes.

  • Branco: couve-flor, mandioca, batata, banana, cebola, pêra, etc. Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Um comentário: