sexta-feira, 11 de março de 2011

Romã

A romã é uma fruta nativa da Pérsia e foi domesticada no Iran por volta de 2000 anos antes de Cristo. Daí se espalhou pelo Mediterrâneo e países da Ásia, África, Europa e das Américas. Os gregos consideravam esta fruta símbolo do amor e da fecundidade, consagrando a romãzeira à deusa Afrodite. Ainda hoje a romã é considerada sagrada pelas principais religiões do mundo.

A romã pode ser consumida in natura ou como sucos, geléias e vinhos, mas também é utilizada na medicina popular por possuir propriedades terapêuticas. Diante disso, a romã vem se tornando alvo de várias pesquisas científicas, sendo tratada como um potente fitoterápico.

Esta fruta é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 E B6), cálcio, ferro, fósforo e potássio, além de ser considerada um dos alimentos com maior teor de manganês. 

Trabalhos científicos demonstraram que os compostos fenólicos presentes no suco da romã apresentam influência sobre fatores biológicos, como a atenuação de fatores aterogênicos, modulação das respostas antiinflamatórias e ação antioxidante. A romã é também um potente antimicrobiano, sendo eficaz no combate a bactérias resistentes a antibióticos.

Diante das propriedades medicinais e nutricionais da romã, esta fruta se torna um instrumento importante na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, artrite reumatóide, catarata, câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Porém, é preciso ter cuidado com a utilização dos extratos da romã. A casca da fruta contém algumas substâncias ativas, entre elas a peletierina, um veneno espamódico que pode levar a uma paralisia central generalizada. Os primeiros sintomas de intoxicação são alterações visuais, vertigens e vômitos. A casca da romã contém ainda quantidade considerável de glucósidos adstringentes, que podem provocar prisão de ventre.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto!

2 comentários:

  1. A romã está tão famosa, não é? Pudera, pois é mesma poderosa... Quando eu era crinaça adorava comer romã e depois de grande foram raras as vezes que comi. Vale a pena recolocá-la no meu cardápio...

    ResponderExcluir
  2. Eu amo romã... sou suspeita para falar! E ainda com tantos benefícios costumo falar que a gente deveria tomar banho de romã!

    ResponderExcluir